13 de maio de 2009
Aonde vamos parar?
Deputado que "se lixa" para opinião pública quer que reunião do Conselho de Ética seja aberta
MÁRCIO FALCÃO
da Folha Online, em Brasília
"O deputado Sérgio Moraes (PTB-RS) defendeu nesta terça-feira que a reunião do Conselho de Ética da Câmara de amanhã que vai decidir sobre a sua saída da relatoria do processo contra o deputado Edmar Moreira (sem partido-MG) seja aberta. Moraes disse que não vê problema em discutir a troca de relatoria em público.
"Eu sou favorável a reunião aberta, fui nomeado em sessão aberta e gostaria de debater esse assunto em reunião aberta", disse Moraes.
O presidente do órgão disciplinar, José Carlos Araújo, disse que alguns integrantes do conselho pediram o fechamento da sessão para evitar um novo desgaste para o conselho com a falta de consenso entre a saída de Moraes. Araújo disse que após a decisão de quem será novo relator, deve abrir a reunião. "Depois de toda essa confusão, acredito que o melhor é nos preservarmos. Não é para esconder nada, mas para evitar mais tumulto em torno desse caso", afirmou.
Moraes sustentou que se o colegiado insistir na sua saída ele irá recorrer ao STF (Supremo Tribunal Federal). O deputado se tornou alvo de críticas dos colegas do órgão disciplinar após sinalizar que engavetaria o processo contra Moreira e de dizer que "se lixa" para a opinião pública. "Não saio da relatoria, não admito ser retirado, não pedi para entrar e não vou pedir para sair", disse.
A reunião do conselho para decidir sobre a relatoria do processo contra Moreira estava marcada para hoje, mas o presidente do colegiado não conseguiu se deslocar para Brasília. A Folha Online apurou que o presidente do conselho encontra dificuldade para encontrar um substituto para Moraes. Ele nega e afirma encontrou quatro nomes, mas que ainda falta bater o martelo e manterá sigilo até a decisão final.
Segundo Araújo Moraes deve ser afastado por antecipar seu voto antes mesmo da apresentação do parecer. Moraes sinalizou que deve absolver Moreira no processo de cassação por suposto uso irregular da verba indenizatória.
Por conta do adiamento, o conselho remarcou para quarta-feira da semana que vem o depoimento de Edmar, que estava previsto para amanhã. "
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário